Blog

Cross Media: como utilizar para uma campanha de sucesso

Tempo de leitura: 3 minutos

Cross Media: a estratégia que pode salvar a sua campanha

Já ouviu falar em Cross Media? Esse é o nome de uma estratégia de marketing que envolve a utilização de vários canais de mídia para alcançar e engajar o público-alvo de uma campanha. Um anúncio em cross media é um tipo de anúncio publicitário que é veiculado em diferentes canais de mídia, como televisão, rádio, jornais, revistas, sites, podcasts, mídias sociais, entre outros.

O objetivo do anúncio em cross media é alcançar um público mais amplo e diversificado, usando uma variedade de meios para atingir o público-alvo de uma campanha. Por exemplo, um anúncio de televisão pode ser complementado por um anúncio em mídias sociais, jornais e revistas para alcançar uma audiência mais ampla – que de outra forma não seria alcançada por frequentarem e consumirem mídias completamente diferentes.

Além disso, o anúncio em cross media pode ter elementos interativos, como QR codes, que permitem que os usuários acessem conteúdo adicional, como ofertas especiais, ao escanear o código com seus smartphones.

Mas por que, dentre as várias estratégias de marketing existentes, essa se destaca como sendo uma que pode potencialmente trazer resultados positivos?

Novos formatos e mídias
A resposta é conhecida: nunca se produziu tanto conteúdo quanto estamos produzindo hoje. Os formatos variam: seja em texto curto ou longo, em vídeos virais ou longas com produção profissional, emails marketing, ebooks ou postagens em redes sociais. A cada dia surge uma nova forma de interagir com o público, assim como novas mídias onde publicá-los. Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, Youtube, WhatsApp, TikTok, Snapchat, VK, WeChat, Koo, Orkut, MySpace, WordPress, Fotolog, Spotify, Deezer…

Os canais vêm e vão, surgem e desaparecem. Às vezes ficam. Mas a expectativa é que isso continue. Simplesmente não há como prever de onde virá o novo sucesso ou a nova rede que ganhará a atenção do público. Tudo o que podemos fazer é surfar a onda de sucesso do momento e alcançar e engajar com nosso público. E atualmente um dos formatos de maior sucesso são os podcasts.

Não importa os assuntos que você gosta, se procurar, irá encontrar um podcast que fala sobre ele. Crimes reais, casos sobrenaturais, histórias bizarras, reviews de livros, comentários jornalísticos, debates sobre política, análises de negócios. Tem de tudo e para todos os gostos.

O alcance do Spotify
É por isso que não é surpresa os resultados da pesquisa divulgada recentemente pelo Spotify, intitulado Sonic Sciense, desenvolvida em parceria com a MindProber. O estudo analisa o impacto fisiológico do som e mostra a importância da personalização para estratégias de marketing e a forma como o áudio digital atinge efetivamente os ouvintes.

Os dados da pesquisa mostram que 75% dos ouvintes estão abertos a ouvir um anúncio, desde que ele tenha relação com seu perfil e com as atividades que estão fazendo. Outro dado importante é que os ouvintes do Spotify lembram-se das marcas que ouvem, com uma taxa de até cinco vezes maior de atenção.

Esses dados se mostram bem relevantes, trazendo ainda a questão da estratégia de personalização dos anúncios fazer com que o público se interesse e se sinta mais conectado com o produto ou serviço oferecido. Outros dados mostram que 93% de atenção do cérebro com o conteúdo personalizado são transferidos diretamente para o envolvimento do anúncio e, como resultado, os anúncios na plataforma têm um impacto 19% maior se comparado com outras mídias e formatos.

Se os outlets de mídia continuam se proliferando e os publicitários têm de continuar se desdobrando para engajar com os públicos de suas marcas, dados como estes podem ser as estratégias salvadoras para as campanhas atuais, mesmo quando os anúncios se referirem a outros veículos e formatos.

Vale destacar ainda que segundo o levantamento, os ouvintes do Spotify não só se lembram dos anúncios, como também compram os produtos anunciados: um em cada cinco participantes do estudo procurou por uma marca ou produto após ter escutado sobre na plataforma e cerca de 30% afirmou que provavelmente compraria o produto.

Se colocarmos em prática a estratégia de Cross Media, juntamente com o levantamento feito pelo Spotify, é possível que tenham uma estratégia bem-sucedida que não apenas possibilita a divulgação de anúncios de outros veículos e formatos, como ainda deve incrementar o alcance e conversão para os canais de origem. Todo mundo ganha. É ou não é o sonho de todo publicitário?

Posts Relacionados

Ultilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.