A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), está ligada diretamente as ações de Marketing Digital, veja como isso pode impactar seriamente a sua empresa.
Em setembro de 2020 foi sancionada a lei brasileira que rege a proteção de dados, fazendo com que as empresas começassem a analisar suas operações e implementar novos procedimentos para se enquadrar à nova legislação.
As mudanças são profundas no marketing digital, partindo do princípio de que a coleta e monitoramento de dados dos usuários passam a ser regidos por essa nova lei.
Para a Agência Linking, esse é um tema muito importante e entendemos que esse novo regramento impactará fortemente o seu negócio. Por isso, preparamos este artigo para te explicar os principais pontos sobre a LGPD.
O que é a LGPD?
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi sancionada sob o nº 13.709/2018, e estabelece um conjunto de normas para o tratamento de dados pessoais. Quem coleta, trata e armazena esses dados é denominado controlador.
O Art. 5º determina os elementos e personagens dessa lei. Já o Art. 2º aborda os seus fundamentos. Veja abaixo:
I – O respeito à privacidade;
II – A autodeterminação informativa;
III – A liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião;
IV – A inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem;
V – O desenvolvimento econômico, tecnológico e a inovação;
VI – A livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor;
VII – Os direitos humanos, o livre desenvolvimento da personalidade, a dignidade e o exercício da cidadania pelas pessoas naturais.
Outro ponto importante da LGPD é que ela é extraterritorial, sendo aplicada dentro ou fora do território nacional, desde que as informações sejam utilizadas para disponibilizar produtos ou serviços no Brasil. A fiscalização fica a cargo da ANPD — Autoridade Nacional de Proteção de Dados, que foi criada a partir da lei em questão.
Por que seu site precisa se adequar?
Agora que você já sabe o que é a LGPD, deve estar se perguntando: por que meu site e estratégias de marketing digital precisam estar em conformidade com essa nova lei?
A maioria dos sites utiliza cookies para coletar informações sobre o perfil dos visitantes, a interação com as páginas, a jornada entre os conteúdos e demais elementos que permitam analisar o comportamento dos usuários. Além disso, pode haver a captura de dados pessoais (e-mail, telefone, endereço, entre outros) para gerar leads e finalização das vendas.
Esses dados são fortemente utilizados para a adoção das estratégias de marketing digital. Contudo, passa a ser de responsabilidade do controlador o seu uso adequado.
É importante informar aos visitantes do seu site sobre a coleta desses dados, a sua finalidade e, além disso, obter a sua aceitação e ciência sobre tais fatos. A falta de informação ao visitante é infração conforme o que estabelece a LGPD.
Segue abaixo algumas dicas para ter as melhores práticas de marketing digital em conformidade com a LGPD:
- – Monte uma equipe especializada;
- – Adote o compliance de dados;
- – Crie políticas de privacidade e busque adesão;
- – Contrate um seguro para riscos cibernéticos.
Com as informações sobre a LGPD e a adoção das boas práticas que citamos aqui, a sua empresa cumprirá as obrigações legais sem diminuir os resultados das suas estratégias de marketing digital.
Entre em contato conosco se precisar de ajuda nessa jornada. Nossos especialistas estarão sempre prontos para atender as necessidades do seu negócio!