Quais são as métricas de marketing digital que devemos acompanhar?
Fazer o acompanhamento dos indicadores de performance de marketing, demonstra onde é preciso ajustar algumas estratégias e quais ações podem ser intensificadas. Esses dados conseguem nortear decisões que vão impactar diretamente na sua empresa.
Por isso, vamos te mostrar quais as métricas de marketing digital precisam ser acompanhadas de perto.
O que são métricas?
No marketing digital, as métricas servem para mensurar o sucesso ou fracasso de determinadas ações. Ao fazer a análise, é possível otimizar todas as estratégias.
É importante ressaltar que as métricas a serem acompanhadas vão mudar conforme o setor em que você estiver atuando. Confira a seguir quais são as principais:
Como saber qual métrica acompanhar?
Fazer o acompanhamento das métricas é ideal para saber se o seu planejamento está funcionando. Essa análise possibilita uma tomada de decisão mais assertiva, isso porque você não precisará se basear em achismos ou no seu próprio feeling, já que é possível analisar todos os resultados em tempo real.
Essas métricas conseguem medir se a estratégia com o seu público está sendo efetiva e se os investimentos em tráfego pago estão funcionando adequadamente, resultando em mais vendas para sua equipe.
Acompanhar os indicadores das redes sociais, permite que você entenda quais formatos de conteúdo melhor performam, quais os dias e melhores horários para interagir com a sua audiência.
Agora que você já sabe a importância de fazer o acompanhamento dessas métricas, que tal saber um pouco mais sobre elas?
10 métricas de marketing de performance para acompanhar em 2023
1) Custo de Aquisição do Cliente (CAC)
Essa métrica é fundamental para acompanhar a saúde financeira da empresa. Nesse cálculo devem ser incluídos todos os custos utilizados para atrair o seu cliente. Normalmente entram aqui os investimentos em mídia, os salários dos times de venda e marketing, além de outras despesas do setor. Para chegar ao resultado, some tudo isso e depois faça a divisão pelo número de novos clientes no período.
Assim, é possível avaliar quanto de custo você teve para gerar um cliente novo.
2) Custo por Lead (CPL)
Nessa métrica é possível identificar quanto custou a conversão de cada lead. Divida o valor total investido numa campanha pela quantidade de leads gerados.
3) Custo por Clique (CPC)
Essa métrica precisa ser constantemente analisada por quem investe em tráfego pago. O custo por clique é igual ao valor pago pela ação.
4) Custo por Mil Impressões (CPM)
Essa é uma forma de definir lances em que você paga por mil visualizações. É necessário sempre atualizar seus lances, já que a plataforma anunciada que define o preço baseado na demanda daquele espaço.
5) Taxa de cliques (CTR)
Essa taxa mede a atratividade do anúncio ou de criativo. Por exemplo, um CTR de 10% indica que a cada 100 pessoas que são impactadas, 10 clicam. Quanto maior o CTR, melhor esse anúncio está performando.
6) Taxa de conversão (CR)
É uma das métricas mais utilizadas para medir se as estratégias e os objetivos de uma determinada campanha estão sendo atingidos. Mede o percentual total de pessoas que realizaram uma ação que foi considerada como uma conversão (uma venda, o download de algum material, entre outros).
7) Custo por Visualização (CPV)
Essa métrica é aplicada às campanhas que veiculam vídeos, medindo o custo por cada visualização. No Google, as visualizações são computadas quando alguém assiste a 30 segundos ou mais.
8) Retorno do Investimento em Publicidade (ROAS)
O ROAS é medido dividindo a receita menos o custo, dividido pelo custo. Por exemplo, um perfil investiu $ 13.000,00 e teve R$ 127.000,00 de retorno. No cálculo temos:
(127.000 – 13.000) / 13.000 = 8,76. Isso significa que para cada R$ 1,00 investido, retornaram R$ 8,76.
9) Retorno sobre o Investimento (ROI)
Esse dado leva em consideração os custos gerais e não somente os custos de marketing da sua empresa. São incluídos custos fixos e variáveis como pessoal, estrutura, impostos, entre outros. O cálculo é feito da mesma maneira que o ROAS.
ROI = (RECEITA – CUSTO) / CUSTO
10) Life Time Value (LTV)
Essa métrica demonstra a receita média gerada pelos seus clientes durante o período em que são compradores ativos da sua marca.
Pegue o ticket mensal e multiplique pelo tempo médio de retenção de cada um dos seus consumidores. É importante ressaltar que para a sua empresa se manter saudável, esse número deverá ser sempre maior que o CAC.